Bermudas

Arquipélago composto por ilhas e recifes de coral, situado no Atlântico Norte. É uma colónia britânica semi-autónoma, que foi descoberta por Juan de Bermúdez no século XVI e colonizada pelos Britânicos no século seguinte.

Geografia
Colónia inglesa semi-autónoma, o arquipélago das Bermudas está situado no oceano Atlântico Norte e é composto por várias ilhas e recifes de coral. Vinte das ilhas são desabitadas. As mais importantes são a Bermuda (a maior), Somerset, Ireland, St. George's, St. Davis e Boaz. A capital é Hamilton e situa-se na Bermuda.
A superfície total do arquipélago é de 53,3 km2.

Clima
O clima é subtropical, temperado e húmido.

Economia
As maiores receitas do território provêm do turismo. Possui um ótimo clima para a exploração turística das praias e dos lugares pitorescos.
Outras receitas do território incluem serviços financeiros, algumas exportações (produtos farmacêuticos, entre outros) e reparação de barcos.
A agricultura manifesta-se no cultivo da banana, de vegetais e de flores.
A moeda corrente é o dólar das Bermudas.


População
Tem cerca de 64 482 habitantes (est. Julho 2003). As taxas de natalidade e mortalidade são, respetivamente, 12,13 %o e 7,46 %o. A esperança média de vida é de 77,41 anos; a densidade da população é de 1209,8 hab./km2. A maior parte da população descende de africanos trazidos para o arquipélago no século XVIII.
A língua oficial é o inglês.
As religiões praticadas são a anglicana e a católica romana havendo também igrejas africanas metodistas.

História
O arquipélago foi descoberto no início do século XVI pelo espanhol Juan de Bermúdez, mas as ilhas mantiveram-se desabitadas até à chegada dos Britânicos no século seguinte.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o arquipélago foi utilizado como ponto estratégico para os Estados Unidos da América.
A administração do território está baseada na Constituição elaborada em 1968 e é composta por um governador (representante da Coroa Britânica), um primeiro-ministro e um parlamento com duas câmaras.
Como referenciar: Bermudas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-21 18:16:01]. Disponível na Internet: