Bill Thomas

Político e deputado norte-americano, William Marshal Thomas, conhecido por Bill Thomas, nasceu a 6 de dezembro de 1941, em Wallace, no estado de Idaho.
Thomas licenciou-se na Universidade Estatal de São Francisco e iniciou a sua carreira política como membro da Assembleia da Califórnia.
Ligado ao Partido Republicano, em 1979 foi eleito pela primeira vez para o Congresso, em representação do Estado da Califórnia. Bill Thomas liderou o subcomité para a Saúde do Comité do Orçamento do Congresso, foi diretor administrativo de um comité sobre o futuro dos serviços médicos e trabalhou no subcomité de Comércio do Comité do Orçamento.
De 1995 a 2001, Bill Thomas presidiu ao Comité de Administração do Congresso.
Bill Thomas foi eleito presidente do Comité do Orçamento do Congresso em janeiro de 2001. Este comité foi criado em 1789, sendo por isso o mais antigo do Congresso, assim como um dos mais importantes. O comité tem autoridade legislativa em matéria de política económica, comércio internacional, segurança social e sistema de saúde, áreas em que também é responsável pela supervisão.
Desde o início da sua presidência, Bill Thomas destacou-se na elaboração de legislação destinada a melhorar a vida dos cidadãos norte-americanos. Nomeadamente criou legislação para aliviar os impostos para os trabalhadores mais necessitados. Fez também leis para criar emprego e para disponibilizar medicamentos para a terceira idade.
Ao longo da sua careira política, Bill Thomas recebeu várias distinções, nomeadamente pela sua luta contra os gastos excessivos do Governo e pelo apoio ao pequeno comércio.
Como referenciar: Bill Thomas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-14 23:34:31]. Disponível na Internet: