Artigos de apoio

biologia
A biologia é o estudo dos seres vivos, isto é, a ciência das plantas e animais, incluindo o Homem.
A vida não se presta a uma definição simples, pois constitui o fenómeno mais complexo e misterioso da natureza. A matéria viva é constituída por uma série de componentes químicos. É interessante observar que nenhum desses componentes químicos é dotado de vida, portanto podemos dizer que a matéria viva é um sistema organizado de substâncias que por si mesmas não são vivas.
Contudo, a partir de um certo nível de organização de tais componentes químicos, aparece a manifestação da vida. Assim a matéria viva não pode ser considerada como uma simples "substância" mas antes como uma "organização" muito especial da matéria em constante atividade física e química, que lhe conferiu propriedades características que não se encontram nos seres inanimados.
Se o objeto de estudo da biologia são os seres vivos, é lógico que dentro da biologia se possam considerar dois ramos: a zoologia, que estuda os animais, e a botânica, que estuda os vegetais.
Como as manifestações vitais são de uma semelhança surpreendente, em muitos aspetos, para os dois grupos de seres, podem-se estabelecer uma série de princípios básicos de generalização, de factos e teorias que dizem respeito a todo o mundo vivo, constituindo o corpo de saberes da biologia geral. Os factos e teorias estudados pela biologia geral são fundamentais para a aquisição de um pensamento claro das ciências biológicas.
As diretrizes da biologia atual orientam-se fundamentalmente para o conhecimento dos mecanismos vitais. De uma parte, a química, que permite o estudo da síntese de moléculas cada vez mais complexas e o estudo da estrutura dessas moléculas, com o auxílio de métodos como a difração dos raios X. Por outro lado, a microscopia eletrónica e técnicas auxiliares da mesma, que procuram descobrir detalhes da organização cada vez mais finos e levaram à aparição de uma ciência de fronteira entre o "vivo" e "não vivo" que é a biologia molecular, intimamente ligada à bioquímica.
Além deste ramo, outros existem que se ocupam da estrutura (anatomia e citologia), do desenvolvimento e função (embriologia e fisiologia), da hereditariedade (genética) e das inter-relações dos organismos uns com os outros e com o ambiente (ecologia). Muitas outras ciências possuem fortes raízes na biologia, como, por exemplo, a biofísica, a paleontologia, a medicina veterinária, a agronomia, a silvicultura, etc.
Como referenciar: biologia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-19 19:26:50]. Disponível na Internet: