Blu-Ray

Formato de armazenamento ótico de alta densidade, originalmente desenvolvido pela Sony Corporation em 2002.
Tal como acontece com um DVD comum, o Blu-Ray Disc (BD) tem a capacidade de armazenar todos os tipos de dados digitais, com a fundamental diferença de conseguir guardar até cinco vezes mais dados, na versão "single-layer", ou de uma só camada.
Embora possa armazenar qualquer tipo de informação digital, quer seja música, jogos, vídeos, fotografias ou ficheiros de dados do PC, o Blu-Ray foi desenvolvido a pensar, em especial, nos filmes de alta definição, que pelas suas características requerem necessariamente bastante mais espaço no média de armazenamento. Atualmente os discos Blu-Ray estão disponíveis nas versões de camada única e camada dupla, capazes de armazenar, respetivamente, 25 GB e 50 GB - isto apesar de medirem exatamente os mesmos 12 cm de diâmetro de um CD ou DVD comum.
Para o conseguir, o gravador Blu-Ray serve-se de um laser muito preciso, de cor azul/violeta, e cerca de cinco vezes mais fino do que aquele utilizado na gravação de um DVD; a par deste facto, o próprio disco consegue alcançar o dobro da compressão nas faixas de dados armazenadas.
Graças a estas características, um disco Blu-Ray de uma só camada consegue guardar sem dificuldade um filme de até duas horas e meia em alta definição total de 1080 linhas com som surround digital de 7.1 canais, além de menus, extras e outras funcionalidades interativas.
Embora se encontre ainda numa disputa direta com o formato HD DVD pela conquista do mercado neste setor, o formato Blu-Ray é apoiado atualmente por mais de 170 grandes marcas ligadas a diversas áreas, desde o cinema à informática, passando pela música e jogos de vídeo - desta vasta lista constam nomes como os da Apple, LG, Sony, Philips, Pioneer, Warner Brothers e Disney.
Apostando ainda mais na aceitação do formato, a Sony decidiu equipar a consola PlayStation 3 com esta tecnologia, ao dotá-la de um "BD-ROM Blu-Ray" (um leitor de discos Blu-Ray) retrocompatível, ou seja, capaz de reproduzir também os anteriores formatos de DVD e CD - esta tem sido aliás a orientação seguida pelos vários fabricantes de leitores de Blu-Ray atualmente disponíveis no mercado.
Como referenciar: Blu-Ray in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-05-26 11:42:18]. Disponível na Internet: