Bob Berner

Programador e especialista em informática nascido a 8 de fevereiro de 1920, em Sault Sainte, no estado do Michigan, nos Estados Unidos da América, e falecido a 22 de junho de 2004, em Possum Kingdom Lake, no Texas.
Em 1940, fez o bacharelato em matemática para no ano seguinte tirar um certificado de engenharia aeronáutica. Começou, então, a trabalhar na construtora norte-americana de aviões Douglas.
Berner começou a trabalhar como programador informático em 1949, tendo passado ao longo da sua vida profissional por empresas como a Lockheed, a IBM, a Bull, nas instalações de Paris, em França, ou a General Electric. Em 1961 foi o principal responsável pela criação do ASCII (American Standard Code foi Information Interchange), um código informático para alcançar compatibilidade na comunicação entre vários tipos de equipamento de processamento. Esta linguagem, alfanumérica, foi primordial para o desenvolvimento da Internet, dos e-mails e dos jogos de vídeo e ainda é utilizada hoje em dia na maioria dos equipamentos informáticos.
Posteriormente, Berner ajudou a criar a linguagem COBOL (Common Busineess Oriented Language).
Em 1982 retirou-se da atividade profissional, embora tenha continuado a publicar artigos e a trabalhar no escritório que tinha em casa.
Em 1971 Bob Berner havia sido um dos primeiros especialistas a chamar a atenção para o bug do ano 2000, tendo ficado escandalizado por só em cima da hora terem sido tomadas medidas para evitar um eventual colapso informático na altura da entrada do ano 2000. Em 1979 escreveu um segundo ensaio a alertar para o problema.
Em 1997 fundou a empresa BMRSoftware (Bob Berner Software), destinada a vender software capaz de eliminar o problema do bug do ano 2000.
Em 2003 Bob Berner recebeu a distinção IEEE Computer Pioneer Award pelo seu trabalho feito em prol do desenvolvimento da informática.
Como referenciar: Bob Berner in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 19:45:21]. Disponível na Internet: