Artigos de apoio

Bob Morane
Personagem da literatura popular, da banda desenhada (BD) e da televisão, Bob Morane foi criado por Henri Vernes, aliás Charles Henri Dewisme, tendo surgido na Bélgica a 16 de dezembro de 1953.
A primeira aventura, La Vallée Infernale, vagamente inspirada num artigo da revista National Geographic, passa-se num vale desconhecido localizado em plena ilha da Nova Guiné, onde os seus habitantes nunca tinham visto um homem branco. O protagonista é um antigo piloto da RAF (Royal Air Force), engenheiro diplomado, que vai tentar resgatar os pilotos estado-unidenses de um avião que se despenhou na selva impenetrável desta ilha da Oceânia.
Usualmente, Bob Morane faz-se acompanhar pelo escocês Bill Ballantine e por Sophia Paramount, tendo como principais opositores Ombre Jaune (Sombra Amarela), Miss Ylang-Ylang ou Tânia Orloff.
Para além das aventuras passadas na época contemporânea, Henri Vernes idealizou muitas histórias exóticas e fantasistas no futuro e no passado, já que Bob Morane e Bill Ballantine são elementos da "Patrulha do Tempo".
Os romances de bolso de Bob Morane surgiram numa coleção que rapidamente se popularizou, a "Marabout-Junior". O êxito da nova série levou Henri Vernes a escrever dezenas de aventuras a um ritmo estonteante, à razão de um novo livro cada dois meses. Dos oito mil exemplares de tiragem do primeiro livro, em poucos anos cada novidade passou a surgir com uma tiragem inicial de cem mil exemplares.
A Coleção "Marabout-Junior" terminou em 1977, com o encerramento das Éditions Marabout, mas no início dos anos 80 do século XX, outras editoras (La Librairie des Champs-Elysées e Fleuve Noir) reeditaram os seus títulos e apresentaram episódios inéditos, até que a Claude Lefrancq passou a deter os direitos sobre os seus cerca de duzentos romances.
A 21 de maio de 1959 começou a adaptação de Bob Morane em BD, inicialmente pelo desenhador Dino Attanasio, publicando-se as histórias na revista Femmes d'Aujourd'hui. Dino Attanasio foi o responsável pelas primeiras 5 histórias em BD, sucedendo-lhe Gérald Forton, que assegurou o desenho de 14 episódios. Em 1967 Forton interrompeu bruscamente o seu trabalho em Les Loups sont sur la piste, ao abandonar a Bélgica de modo súbito. Na redação da Femmes d'Aujourd'hui foi sugerido o nome de William Vance para terminar a históra que ficara incompleta. Vance, curiosamente, tinha sido assistente de Attanasio na realização de uma história de Morane, Collier de Civa, fazendo esboços das personagens e os cenários, pelo que se adaptou sem problema ao seu novo trabalho. Depois, desenhou um total de 18 episódios, até 1979, sucedendo-lhe Francisco Coria. Este último tem sido o mais produtivo desenhador da série, com 40 álbuns editados e, curiosamente, é cunhado de Vance, tendo sido seu assistente em diversos episódios de Bob Morane. Algumas das histórias do período de Vance publicaram-se nas revistas Pilote e Tintin, com álbuns editados em parceria pela Dargaud e pela Lombard. No caso de Coria, as suas histórias foram publicadas nas revistas Tintin e Hello BéDé, com álbuns editados pela Lombard.
Desde 1995 a Dargaud e a Lombard têm vindo a reeditar todas as histórias desenhadas por Vance e por Coria em BD, em cerca de 20 volumes integrais, de três episódios cada. Os álbuns de BD desenhados pelos outros autores (Attanasio e Forton) encontram-se editados pela Marabout, pela Deligne e pela Lefrancq.
Bob Morane foi também adaptado ao pequeno ecrã em 1963, numa série de 26 episódios em que Claude Titre interpretou Bob Morane e Bill Kearn foi Bill Ballantine, havendo também uma séries de desenhos animados de 1996.
Em Portugal a série nunca obteve grande expressão, surgindo a BD na Flama (nos anos 60), na Flecha 2000, com 3 histórias de Forton, entre 1978 e 1979, e na revista Tintin, com 5 histórias desenhadas por Vance e 3 por Coria, entre 1976 e 1982. Há ainda 2 álbuns editados pela íbis em 1970, do ciclo desenhado por Gerald Forton.
Como referenciar: Bob Morane in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-09-22 14:25:59]. Disponível na Internet: