Boi

O Boi é o segundo signo do Zodíaco chinês, a que correspondem os seguintes anos: 1985, 1973, 1961, 1949, 1937, 1925, 1913... Por vezes, no lugar do Boi, este signo é representado por um Búfalo. Signo da prosperidade através da força e do trabalho, os seus nativos são líderes por natureza.
Segundo uma lenda muito antiga, que explica a formação deste Zodíaco assim como o carácter dos seus nativos, o boi, de acordo com a sua natureza bondosa, ajudou o rato e o gato a atravessar o rio, transportando-os no seu lombo, uma vez que estes dois animais não são bons nadadores. Ao atingir a margem, o rato não só empurrou o gato para a água como saltou de cima do boi e foi o primeiro a chegar ao encontro com o imperador. Assim sendo, o boi ficou em segundo lugar na ordem de chegada dos animais.
Os nativos de Boi são, por norma, pessoas gentis, pacíficas e fortes, podendo tornar-se perigosos quando zangados. São ainda conservadores e independentes e amigos dos poucos amigos que mantêm. Conseguem ser ainda lógicos, práticos e honestos.
Consoante as datas de nascimento, os nativos de Boi dividem-se em cinco grupos: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra.
Os de Metal são, essencialmente, honestos, esforçados, opinativos, inflexíveis e crédulos, enquanto os de Água são pacifistas, bons ouvintes e pouco ambiciosos. Os de Madeira são impulsivos e conservadores e os de Fogo são gentis, sociáveis e enérgicos. Por fim, os de Terra gostam de estabilidade e optam por tentar levar uma vida pacífica, sendo ainda esforçados no trabalho.
Como referenciar: Boi in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-04-19 23:04:21]. Disponível na Internet: