bolsa-de-pastor

Designação comum de plantas herbáceas do género Capsella e da família das Crucíferas.
A bolsa-de-pastor, Capsella bursa-pastoris, também designada erva-do-bom-pastor, é uma planta infestante, anual ou curtamente perene e cosmopolita. O caule é estriado e pode atingir uma altura de 70 centímetros.
As folhas são alternas, mais ou menos pubescentes. As basilares, de pecíolo curto, dispõem-se em roseta, sendo persistentes, penatipartidas ou subinteiras. As caulinares são oblongas, amplexicaules, sésseis. As folhas superiores são lanceoladas e sésseis. As flores são pequenas, hermafroditas, regulares, apresentam corola crucífera de cor branca e, na frutificação, dispõem-se em cacho alongado terminal, sem brácteas. A floração ocorre durante todo o ano.
O fruto é uma silíqua curta triangular, chanfrada ou subtorneada no cimo. A silíqua é polispérmica e avermelhada. Na medicina chinesa é utilizada para tratamento da doença dos olhos e disenterias. Por vezes é utilizada como planta diurética e febrífuga.
A bolsa-de-pastor é uma espécie ruderal, podendo encontrar-se ainda em terrenos cultivados.
Como referenciar: bolsa-de-pastor in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 05:40:34]. Disponível na Internet: