Artigos de apoio

Bolsa de Valores
A Bolsa de Valores é o mercado onde se efetuam diariamente transações públicas de valores mobiliários (dos quais se destacam as ações, as obrigações e os fundos). É, portanto, um mercado secundário, onde se negoceiam títulos já existentes.
As bolsas de valores apresentam uma função económica importante: permitem a afetação de poupanças ao investimento produtivo, garantindo ainda uma sempre salutar diversificação das fontes de financiamento das empresas.
As bolsas de valores são regulamentadas por uma entidade, com funções bem específicas, como sejam a de assegurar uma informação adequada aos possuidores de valores mobiliários e ao público em geral, a de decidir da admissão (ou não) dos valores às cotações oficiais, e a de regulamentar, supervisionar e fiscalizar o mercado. No caso português, essa entidade é a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Só alguns agentes estão autorizados a operar em bolsa. Os corretores são aqueles que estão credenciados para o fazer.
As bolsas de valores mais importantes são as de Nova Iorque (Wall Street), Londres, Paris, Frankfurt e Tóquio. Em Portugal, existe a Bolsa de Valores de Lisboa (BVL).
Como referenciar: Bolsa de Valores in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-07-25 11:44:22]. Disponível na Internet: