bomba de calor

Uma bomba de calor, também designada por termobomba, consiste num conceito que engloba tanto máquinas frigoríficas como máquinas caloríficas, mas que atualmente se aplica exclusivamente e impropriamente a estas últimas.
A máquina calorífica que se utiliza para o aquecimento de recintos é constituída por uma fonte fria (serpentina evaporadora em contacto com água, terra ou ar, à temperatura ambiente), donde se vaporiza um líquido refrigerante de baixo ponto de ebulição. O gás assim formado passa a um compressor, que eleva a sua pressão e temperatura, liquefazendo-se num condensador e cedendo calor à fonte quente (interior do recinto). Seguidamente, o fluido desloca-se por uma válvula expansora que reduz a sua pressão e temperatura, passando depois ao evaporador, fechando assim o ciclo. Existem aparelhos reversíveis (máquina mista) que, pela má inversão das duas fontes, podem produzir o aquecimento ou a refrigeração, conforme as conveniências.

Como referenciar: bomba de calor in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-24 21:46:13]. Disponível na Internet: