Bombacáceas

Família de dicotiledóneas que se distribuem por 30 géneros e cerca de 180 espécies. As espécies desta família são árvores, por vezes de grande porte, ou muito raramente arbustos, e são caducifólias.
As Bombacáceas (Bombacaceae) encontram-se em regiões tropicais e subtropicais.
As folhas das plantas desta família são alternas, dispostas em espiral, simples ou compostas, e com estípulas na base. As flores, isoladas ou agregadas em cimos, são, geralmente, hermafroditas, regulares ou ligeiramente irregulares. Em geral são grandes e vistosas e frequentemente com epicálice presente. O cálice é tubuloso, truncado e pentadentado ou pentalobado. A corola, por vezes ausente, é constituída por cinco pétalas livres, geralmente alongadas. Têm estames indiferenciados. O gineceu tem, normalmente, dois ou cinco carpelos, estilete simples e o estigma é capitado ou lobado. O ovário é súpero, com dois a seis óvulos por lóculo.
O fruto pode ser seco ou, raramente, carnudo. Geralmente, é deiscente ou, menos frequentemente, indeiscente. É, quase sempre, uma cápsula lenhosa, loculicida.
Os frutos raramente são carnudos e são indeiscentes. As sementes em geral são ariladas.
As espécies Bombax ceiba, Ceiba pentandra e Chorisia speciosa são importantes para extração da fibra do fruto.
Como produtoras de madeira, podem citar-se a Bombax buonopozense e a Cavanillesia platanifolia. Utiliza-se como produto alimentar a Durio zibethinus.
Como espécie de uso medicinal e ornamental pode citar-se a Adansonia digitata da África tropical, conhecida como embondeiro ou baobá. Do embondeiro aproveita-se a casca que é fibrosa. As folhas são utilizadas como hortaliça e a polpa do fruto para bebidas. As sementes são usadas tanto como combustível como para fins medicinais.
As Bombacáceas são, também, referenciadas como uma divisão das Malvaceae.
Como referenciar: Bombacáceas in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 05:43:32]. Disponível na Internet: