Bonanza

A série de televisão norte-americana Bonanza começou a ser transmitida a 12 de setembro de 1959 no canal privado NBC, tendo sido uma ideia do produtor David Dortot, e esteve no ar ininterruptamente até 16 de janeiro de 1973. O sucesso que conheceu nos Estados Unidos da América estendeu-se a dezenas de outros países, nomeadamente a Portugal, onde passou regularmente na Radiotelevisão Portuguesa, principalmente na década de 70.
Bonanza era uma série sobre um homem e os seus três filhos, passada nos duros tempos do Velho Oeste. As personagens principais eram Ben Cartwright (interpretado por Lorne Greene), pai de Adam (Pernell Roberts), Hoss (Dan Blocker) e Joe (Michael Landon), que viviam no rancho Ponderosa. Situado no estado do Nevada, o rancho era um império de gado, madeira e minas. O criador da série pretendeu passar a imagem de homens fortes e capazes, com uma moral de ferro e defensores do Bem e do sentido de justiça. Ben Cartwright era o patriarca que tinha um filho de cada mulher, sendo três vezes viúvo. Cada um dos filhos tinha assim características muito próprias, um mais intelectual (Adam), um mais forte e de bom coração (Hoss) e outro mais irreverente e impulsivo (Joe). Uma originalidade da série Bonanza foi a de ter as personagens fixadas numa terra, ao contrário dos habituais cowboys que vão vagueando pelo Oeste.
As presenças femininas eram muito diminutas e houve queixas das audiências quando a produção teve a intenção de casar um dos intervenientes, no caso, Adam. Apesar de a NBC ter pretendido recorrer a atores consagrados para interpretar a série, Davis Dortot defendeu que deveria ser a própria estação a criar as suas estrelas.
Apesar de não ter sido um sucesso imediato, o facto de ser a cores, uma novidade na época, levou a que se mantivesse entre os programas mais vistos. Para valorizar a cor, eram feitos inúmeros planos de belas paisagens com lagos e com recurso a cores vivas. A série aguentou dois anos a passar aos sábados à noite, mas foi só com a mudança para as noites de domingo que se tornou um tremendo sucesso. Durante dez anos, Bonanza esteve sempre entre os dez programas mais vistos nos Estados Unidos da América e, entre 1964 e 1967, foi o programa mais visto no país. Este sucesso também não foi alheio ao recurso a argumentos mais elaborados, que incluíam temas controversos como alcoolismo, abuso de mulheres, problemas psicológicos, racismo, etc.
A série começou a entrar em declínio, principalmente a partir da morte do ator Dan Blocker, vítima de derrame cerebral, em 1972, já que Hoss era uma das personagens mais queridas do público. O último episódio de Bonanza foi transmitido pela NBC a 16 de janeiro de 1973. No entanto, a série continuou a ser reposta constantemente em cadeias televisivas de todo o mundo.
Como referenciar: Bonanza in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 22:47:16]. Disponível na Internet: