Bonifácio III

Papa de origem romana, durante o pontificado de São Gregório Magno desempenhou o cargo de primicerius defensores, exercendo importantes funções de direção na comitiva papal.
Foi eleito papa cerca de um ano antes do seu reconhecimento pelo imperador (como, aliás, aconteceu a bastantes outros), que tardou porque as invasões dificultavam as comunicações. O seu papado teve início a 19 de fevereiro de 607 e terminou a 12 de novembro de 607.
Durante o seu pontificado foi convocado um sínodo, onde se estabeleceram as regras das eleições dos papas, sendo que somente os eclesiásticos poderiam participar nela e que os candidatos só se poderiam propor dois dias depois da morte do anterior bispo de Roma.
Este papa mandou fazer e colocar em Roma uma estátua do imperador Maurício, como agradecimento da declaração que qualificava o pontífice romano como o mais importante da Cristandade.
Como referenciar: Bonifácio III in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-17 13:53:35]. Disponível na Internet: