Bonifácio IX

Papa italiano, designado em 1381 por Urbano VI para o suceder, na eventualidade da sua morte, Pietro Tomacelli nasceu em Nápoles. Foi papa de 2 de novembro de 1389 a 1 de outubro de 1404.
Bonifácio conseguiu assegurar o domínio dos Estados Pontifícios e restantes territórios italianos, expulsando os franceses e, consequentemente, os partidários do antipapa Clemente VII. Para assegurar a posse de pontos estratégicos, colocou os seus irmãos na chefia da marca de Ancona e de Spoleto.
Época de grande dificuldade para o papa de Roma, uma vez que as guerras do cisma com Clemente VII estavam a esgotar o tesouro papal e as rendas que ainda nem sequer tinham chegado aos cofres, a corrupção no seio da Igreja atingiu, de novo, um nível muito elevado. Em 1390 Bonifácio fez uma proposta, sem êxito, ao antipapa: a de renunciar ao título e desempenhar o cargo de legado pontifício em França e em Espanha.
Entretanto iam sendo feitos esforços para acabar com o cisma, entre os quais a encomenda à Universidade de Paris de pareceres sobre as formas de resolver o problema. Nada disto quis ouvir Bonifácio, considerando a sua legitimidade acima de qualquer dúvida ou pretensão.
Após a morte de Clemente VII, em setembro de 1394, foi eleito para o substituir Bento XIII (chamado Pedro de Luna). Este propôs uma reunião entre os dois papas, com o objetivo de chegar a um consenso, que se não fosse de reconhecimento de um deles pelo outro seria a da abdicação conjunta para que um novo chefe da Igreja fosse eleito canonicamente. Bonifácio respondeu mais uma vez com uma enfática negativa.
As circunstâncias delicadas com que Bento XIII teve de lidar entre 1398 e 1402 favoreceram o papa romano, que no entanto se viu também com graves problemas entre mãos. Destes, o mais grave era o da venda de indulgências e de serviços eclesiásticos, vulgarmente conhecido como simonia e desde os primeiros tempos da Igreja gravemente condenado. Este recrudescimento deu-se pela falta de dinheiro, que era maioritariamente empregue na guerra contra os partidários de Pedro de Luna.
Bonifácio morreu de doença, na altura exata em que os enviados de Bento XIII chegaram a Roma para tentarem, de novo, conseguir uma reunião entre os papas de Avignon e de Roma.
Como referenciar: Bonifácio IX in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 01:31:52]. Disponível na Internet: