bookmark

Marcador que identifica um documento ou um local específico dentro de um documento. A criação de bookmarks permite posteriormente um fácil acesso aos documentos marcados ou à parte específica que foi marcada.
Quase todos os Web browsers (navegadores) disponibilizam uma funcionalidade de marcação que possibilita a gravação de endereços (URL - Uniform Resource Locator) de uma página Web. No Internet Explorer esta funcionalidade chama-se Favoritos, no Netscape Navigator intitula-se Bookmarks. A partilha de bookmarks entre o Netscape Navigator e o Internet Explorer é possível através da importação e exportação do ficheiro de bookmarks.
Os bookmarks podem ser armazenados no Web browser quando visualizamos determinada página que nos agrada. Para isso basta acionar a função de adicionar aos Favoritos/Bookmarks. Os marcadores podem ser organizados por índices temáticos para facilitar e tornar mais rápidas as consultas às páginas marcadas.
Para além dos Web browsers, existem outras aplicações que permitem a utilização de bookmarks como, por exemplo, alguns dos editores de texto mais conhecidos onde, em qualquer parte do documento, se pode inserir um bookmark e atribuir-lhe uma identificação para posterior referência e fácil acesso.
Como referenciar: Porto Editora – bookmark na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-26 20:31:14]. Disponível em