Botelho de Oliveira
Poeta e advogado brasileiro, Manuel Botelho de Oliveira, nascido em 1636, em Salvador da Baía, e falecido na mesma cidade do Brasil a 5 de janeiro de 1711, foi o primeiro autor deste país a ter uma obra impressa.
Botelho de Oliveira fez o curso de Direito na Universidade de Coimbra, em Portugal, e depois regressou ao Brasil para exercer advocacia, e também para se dedicar à política, tendo sido vereador da Câmara de Salvador. Foi ainda capitão-mor dos distritos de Papagaio, Rio de Peixe e Gameleira.
Em 1705 foi impressa em Lisboa, Portugal, a sua obra Música do Parnasso, que se tratou da primeira obra impressa de um autor nascido no Brasil. Música do Paranasso é uma obra barroca que inclui poesias em português, espanhol, italiano e latim, assim como duas comédias em espanhol.
-
BrasilGeografia País da América do Sul. A República Federativa do Brasil tem 26 estados e um Distrito Fede...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
BaíaO estado da Baía pertence à região do Nordeste. Os limites fronteiriços confinam a norte com os esta...
-
Notas. Ensaios de Crítica e LiteraturaLivro de ensaios que, segundo o autor, refletiria a sua evolução pessoal desde 1870 até à data, pode
-
Costumes e perfisVolume póstumo, datado de 1944, que reúne artigos de Ramalho Ortigão anteriormente dispersos pela im
-
CrepuscularesObra de Macedo Papança (Conde de Monsaraz), publicada em 1876 e dedicada ao visconde de Porto Covo d
-
Imitação de CristoTrata-se de uma tradução efetuada por Frei João Álvares, em 1477, de um tratado espiritual, o De Imi
-
Écloga de CrisfalÉcloga editada primeiro anonimamente e posteriormente reeditada em 1554 em conjunto com as obras de
-
Rui CouceiroEditor e escritor português, Rui Couceiro é natural do Porto e está ligado ao mundo dos livros desde
-
Cristina FerreiraApresentadora de televisão e empresária, Cristina Ferreira é uma das figuras mais mediáticas da tele