Brad Pitt

Ator norte-americano, William Bradley Pitt nasceu a 18 de dezembro de 1963 em Shawnee, Oklahoma, EUA, filho dum empresário de camionagem. Estudou Jornalismo na Universidade do Missouri e foi aqui que se apaixonou pelo teatro. Abandonou o curso e partiu para a Califórnia para estudar Interpretação Dramática. Os primeiros tempos foram difíceis, obrigando-o a trabalhar como empregado de mesa em bares e restaurantes. Alcançou algumas prestações em séries televisivas, entre as quais Dallas (1978-1991), onde participou em alguns episódios. Cinematograficamente, as suas primeiras prestações foram dececionantes, limitando-se a aparições como figurante em filmes que passariam despercebidos como No Man's Land (1987) e Less Than Zero (1987). A sua grande oportunidade surgiu com o papel de J.D em Thelma & Louise (Thelma e Louise, 1991). Apesar de a sua participação se cingir a 15 minutos de filme, Pitt demonstrou muita segurança e carisma. Após um forte desempenho dramático, encarnando o sociopata Early Grayce no filme independente Kalifornia (1993), Pitt foi chamado a protagonizar o seu primeiro filme de nomeada: Legends of the Fall (Lendas de Paixão, 1994). O êxito deste filme tornou-o num símbolo sexual especialmente junto do público adolescente. Seguidamente, foi o vampiro Louis em Interview With the Vampire (Entrevista Com o Vampiro, 1994) e demonstrou toda a sua versatilidade dramática no famigerado Se7en (Sete Pecados Mortais, 1995). Pela sua prestação no thriller Twelve Monkeys (12 Macacos, 1995), onde desempenhou o papel Jeffrey Goines, um paciente mental, recebeu uma nomeação para o Óscar de Melhor Ator Secundário. A partir daí, todos os títulos que protagonizava eram sinónimo de sucesso garantido: recriou a figura histórica de Heinrich Harrer em Seven Years in Tibet (Sete Anos no Tibete, 1997), simbolizou a Morte em Meet Joe Black (Conhece Joe Black?, 1998) e liderou, ao lado de Edward Norton, o controverso Fight Club (Clube de Combate, 1999). Em Snatch (Porcos e Diamantes, 2000), encarnou Mickey O'Neill, um cigano pugilista, embarcando, em seguida, numa série de êxitos comerciais: a comédia romântica The Mexican (A Mexicana, 2001), ao lado de Júlia Roberts; o filme de ação Spy Game (Jogo de Espiões, 2001), onde contracenou com o veterano Robert Redford; Ocean's Eleven (Façam as Vossas Apostas, 2001), onde encabeçou, juntamente com George Clooney, um elenco de luxo; e o épico Troia (2004), realizado por Wolfgang Peterson, no qual vestiu a pele de Aquiles. Mais recentemente contracenou com Angelina Jolie no grande êxito Mr. & Mrs. Smith (2005).
Em 2008, Brad Pitt integrou o elenco do filme The Curious Case of Benjamin Button (O Estranho Caso de Benjamin Button), filme realizado por David Fincher e baseado no conto homónimo de F. Scott Fitzgerald. Pitt interpreta o papel de Benjamin Button, um homem que nasce velho e rejuvenesce com o passar dos anos. O ator foi nomeado para o Óscar de Melhor Ator Principal, no mesmo ano, pela sua interpretação, mas o prémio foi atribuído a Sean Penn, pelo filme Milk.
Como referenciar: Brad Pitt in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-18 22:11:11]. Disponível na Internet: