Brasília


Aspetos Geográficos
Cidade e capital do Brasil, Brasília localiza-se no Centro do país, mais propriamente no território do Distrito Federal, a mais de 1000 metros de altitude. Construída estrategicamente no Planalto Central, o seu relevo é maioritariamente plano. Possui uma população de 2 360 000 habitantes (2004).

História e Monumentos A cidade foi inaugurada a 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino Kubitschek, que tinha prometido a mudança da capital do país para o interior. Isso aconteceu com o objetivo de deslocar o centro político para fora do eixo Rio de Janeiro/São Paulo e fomentar o povoamento do interior. O traçado das ruas obedeceu a um plano prévio da autoria do urbanista Lucio Costa e os principais edifícios públicos foram concebidos pelo arquiteto Óscar Niemeyer. Destacam-se, entre as suas principais atrações arquitetónicas, o Congresso Nacional, a Catedral, o Panteão da Pátria Tancredo Neves (em forma de pomba) ou o Santuário Dom Bosco, para além da ponte Juscelino Kubitschek. Apesar de ter sido construída em tempo recorde, a transferência das infraestruturas do poder público ocorreu lentamente, alargando-se até aos anos 70 do século XX.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
Foi a terceira capital do país e a primeira cidade construída no século XX a ser classificada Património da Humanidade pela Unesco. Para além dos seus magníficos monumentos, que constituem uma das maiores atrações turísticas de Brasília, destacam-se ainda diversos espaços verdes como o Parque da Cidade Sarah Kubitschek, o Parque Nacional de Brasília e o Jardim Botânico. É também conhecida pelas suas comunidades religiosas, algumas delas localizadas nos seus arredores. Os seus principais museus estão localizados no denominado Eixo Monumental. Fora deste situa-se o Museu de Arte de Brasília e o Museu de Valores do Banco Central. A norte existe ainda o Teatro Cláudio Santoro, com três salas, o principal teatro da cidade.


Economia
O desenvolvimento da cidade assenta essencialmente na ligação ao poder público, responsável pela maioria dos empregos. Existe ainda uma indústria importante que é a da construção. O aeroporto internacional é o terceiro mais importante do país. A restante rede de transportes públicos não é de boa qualidade. Possui diversas universidades privadas e uma única pública: a Universidade de Brasília.
Como referenciar: Brasília in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 15:26:36]. Disponível na Internet: