Brent Berlin

Cognitivista, etnobiólogo e antropólogo americano, Brent Berlin é professor e investigador do Departamento de Antropologia da Universidade da Georgia (Estados Unidos da América).
Como antropólogo e etnobiólogo, estudou diretamente as tribos maias Tzeltal e Tzotzil Maya das montanhas Chiapas do México, desde 1960. Continuou esse trabalho dirigindo, desde 1999, um grupo interdisciplinar que se dedica ao estudo de vários aspetos da vida social, económica e cultural de algumas tribos maias que ainda subsistem nos nossos dias.
As suas descobertas científicas a respeito da capacidade humana de categorização de espécies de animais e de plantas (imortalizadas na obra Ethnobiological Classification: Principles of Categorization of Plants and Animals in Traditional Societies, 1992) foram fundamentais para a constituição das novas ciências de base cognitivista, e em especial para a o desenvolvimento da Linguística Cognitiva.
Enquanto cientista cognitivo multidisciplinar, Brent Berlin orienta o seu trabalho em torno de duas questões fundamentais: o que se pode aprender sobre a compreensão que os homens fazem do ambiente biológico que os rodeia e como se pode utilizar este conhecimento para melhorar o bem-estar da humanidade.
Como referenciar: Brent Berlin in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 06:02:40]. Disponível na Internet: