Bret Easton Ellis

Escritor norte-americano nascido a 7 de março de 1964, em Los Angeles, notabilizou-se muito jovem com romances chocantes como Less Than Zero (Menos que Zero), lançado quando tinha 21 anos, ou American Psycho (Psicopata Americano), lançado aos 27 anos.
No início da década de 80, do século XX, Easton Ellis, paralelamente a estudos musicais, fez parte, enquanto teclista, de diversas bandas pop e rock, embora nenhuma delas tivesse conhecido grande sucesso. Entretanto, começou a dedicar-se também à escrita e em 1985 lançou o seu primeiro romance, Menos que Zero, onde os protagonistas eram jovens de Los Angeles, ricos, fúteis e sem princípios morais. Esta obra, lançada enquanto ainda era estudante, foi um sucesso de crítica e um sucesso comercial. Bret Easton Ellis resolveu apostar na carreira de escritor. Mudou-se para Nova Iorque e escreveu Rules of Atraction (As Regras da Atração), mas foi com Psicopata Americano, de 1991, que se impôs definitivamente. A obra é bastante violenta e causou grande polémica. O protagonista, Patrick Bateman, é um yuppie de Nova Iorque que se transforma num assassino em série, cometendo crimes com requintes de malvadez inimagináveis. Psicopata Americano, devido à sua violência, foi rejeitado pela editora de Ellis, a quem já tinha dado um adiantamento. O escritor foi entretanto contratado por outra empresa. O livro, que foi bastante contestado e acusado de ser misógino, tornou-se numa obra de culto. Viria a ser adaptado ao cinema em 2000, num filme de Mary Harron com Christian Bale no papel de Bateman. Também As Regras da Atração e Menos que Zero tiveram adaptações cinematográficas.
Posteriormente, Easton Ellis lançou um livro de contos, The Informers, só regressando ao romance em 1998 com Glamorama, cuja ação decorre no mundo da moda. Após uma ausência de sete anos, 2005 marcou o regresso à edição do escritor norte-americano, com Luna Park, obra que veio apresentar a Portugal.
Uma das características das obras de Ellis, considerado um dos principais representantes do movimento cultural Generation X e que escreve essencialmente sobre aos anos 80, é que as personagens podem aparecer em diversos romances.
Como referenciar: Bret Easton Ellis in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-23 14:45:10]. Disponível na Internet: