bromélia

Designação comum de plantas do género Bromelia e da família das Bromeliáceas.
O género Bromelia distribui-se por 48 espécies originárias da América tropical. São plantas que apresentam folhas com espinhos fortes dispostos nas margens. As flores dispõem-se em inflorescências paniculadas. Os frutos são comestíveis. As bromélias são produtoras de fibras de qualidade.
São muito frequentes no litoral brasileiro e frequentemente utilizadas nas propriedades como cercas naturais, situadas próximo de casas. Podem ser utilizadas como plantas fixadoras de dunas, como acontece no México. A Bromelia laciniosa, popularmente designada por macambina, possui propriedades alimentares quer para os humanos quer para o gado, em épocas de grande seca no Nordeste brasileiro.
A espécie Bromelia pinguin é produtora de fibras e de frutos comestíveis, foi uma das primeiras espécies de Bromeliáceas a chegar à Europa em 1690.
Os frutos de algumas espécies como, por exemplo, a Bromelia antiacantha, chamados bananas-do-mato, possuem propriedades medicinais, nomeadamente vermífugas.
Como referenciar: bromélia in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-26 07:54:19]. Disponível na Internet: