Brooke Shields

Atriz e modelo norte-americana, Brooke Christa Camille Shields nasceu em Nova Iorque a 31 de maio de 1965. É filha da também atriz e modelo Teri Shields, que se tornou sua agente.
Com um rosto expressivo, morena e com uns belíssimos olhos azuis, Brooke Shields iniciou uma carreira de modelo ainda menina e aos 12 anos já era considerada top model. Aos 15 anos, foi a modelo mais nova a ser capa da famosa revista Cosmopolitan. Formada em Literatura Francesa pela Universidade de Princeton, foi também considerada pela revista Time o rosto dos anos 80.
Começou como atriz na televisão com apenas 11 anos em After the Fall (1974). No cinema, a sua estreia dá-se no filme de terror de Alfred Sole Communion (1976).
Já como modelo bem-sucedida, teve o seu primeiro grande papel no cinema aos 12 anos no filme de Louis Malle Pretty Baby (Menina Bonita, 1978), passado em Nova Orleães no ano de 1917. Brooke faz o papel de Violet, filha de uma prostituta, Hattie (Susan Sarandon), que vive no bordel onde a sua mãe trabalha. O seu ar inocente contrasta com o meio em que vive, onde a sua virgindade atinge um preço inestimável. G. J. Bellocq (Keith Carradine), um fotógrafo famoso, vive atraído pela beleza e inocência de Violet com quem mais tarde vem a casar.
Pretty Baby teve boa aceitação por parte da crítica, contudo, o filme que marcou a carreira de Brooke Shields e que a deu a conhecer ao grande público, anunciando uma promissora atriz, foi Blue Lagoon (Lagoa Azul, 1980). Um drama romântico de Randal Kleiser que conta a história de duas crianças, Emmeline (Brooke Shields) e Richard (Christopher Atkins), que, após um naufrágio, vão dar a uma ilha e aprendem a sobreviver sozinhos nesse local inóspito. Crescem isolados do mundo e juntos descobrem a sexualidade e o amor.
Outros filmes em que participou foram: Tilt (1979), Wanda Nevada (1979), Sahara (1983) e Brenda Starr (1989). A sua carreira como atriz não teve, contudo, grande êxito, tornando-se mais conhecida pela sua beleza do que pelo seu talento. Chegou mesmo a ser considerada no ano 2000 a pior atriz do século pelos prémios Razzie, ela que já tinha tido a desagradável distinção de ser a primeira atriz "distinguida" com um Razzie (pela sua interpretação em Blue Lagoon) - conhecidos prémios destinados a eleger os piores do cinema.
Shields trabalhou também para a televisão, nomeadamente em Suddenly Susan, uma série onde interpreta o papel de Susan Keane Browne. Este seu papel valeu-lhe a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Atriz numa série de televisão em 1997 e 1998.
São públicos os seus namoros com várias figuras famosas, entre as quais Michael Bolton, Liam Neeson, John Travolta, Príncipe Alberto do Mónaco, John Kennedy Jr., Michael Jackson e Woody Harrelson.
A 19 de abril de 1997, casou com o tenista André Agassi, união que durou apenas dois anos. Brooke pediu a anulação do casamento para poder voltar a casar pela Igreja, desta vez com Chris Henchy, produtor e argumentista, com quem casou a 4 de abril de 2001. A 15 de maio de 2003, fruto dessa união, nasceu a sua filha Rowan Francis.
Brooke Shield escreveu dois livros: The Brooke Book (1978) e On Your Own (1985).
Como referenciar: Porto Editora – Brooke Shields na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-10-28 09:13:05]. Disponível em