Bujumbura


Aspetos Geográficos
Capital, principal cidade e principal porto do Burundi, Bujumbura localiza-se no canto nordeste do Lago Tanganica, o segundo maior lago de África, situado no Grande Rift. Possui cerca de 300 000 habitantes (2005).

História e Monumentos Bujumbura começou por ser uma pequena aldeia, tendo sido fundada como posto militar pelos alemães, em 1889. Depois da Primeira Guerra Mundial, tornou-se o centro da administração belga do Ruanda-Urundi, atribuído pela Liga das Nações. Nessa altura, chamava-se Usumbura, tendo visto o seu nome alterado para o atual em 1962, ano da independência do Burundi. Desde essa altura, foram frequentes e intensos os combates na cidade entre os dois principais grupos étnicos do país: os hutus (rebeldes) e os tutsis (associados ao governo). Contudo, desde 2005 que a guerra civil parou e a paz se instalou. Entre os seus principais monumentos, destacam-se o Museu da Vida do Burundi, o Museu Geológico do Burundi e o Centro Cultural Islâmico.

Aspetos Turísticos e Curiosidades
O centro da cidade possui um estilo colonial, do tempo da influência alemã, contando com um grande mercado, o estádio nacional, uma grande mesquita e uma catedral. Nos arredores da cidade fica o Parque Nacional de Rusizi, uma rocha em Mugere onde alegadamente se encontraram os exploradores David Livingstone e Henry Stanley, e ainda a nascente de um afluente do rio Nilo. Existem ao longo da cidade excelentes cafés e restaurantes, sendo os naturais da cidade e do país em geral bastante hospitaleiros.

Economia
A cidade é o centro administrativo, económico e de comunicações do país. Possui indústrias como as do cimento, têxteis, papel e fabrico de sabão. É também o principal porto do país, passando por ele as suas principais exportações: café, algodão, peles de animais e estanho. Bujumbura encontra-se ligada a Kigoma, na Tanzânia, por ferryboat. Possui igualmente um aeroporto e a Universidade de Bujumbura (fundada em 1960). O seu desenvolvimento foi afetado significativamente pelos distúrbios políticos e confrontos armados que mediaram entre o momento da independência e o ano de 2005.
Como referenciar: Bujumbura in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 06:25:18]. Disponível na Internet: