Burgos

Província da Espanha central integrada na Comunidade Autónoma de Castela-Leão (Castilla y León) com a capital na cidade de Burgos.
Faz fronteira com as seguintes províncias: Cantábria e Biscaia (Viscaya) a norte, Alava e La Rioja a este, Soria a sudeste, Segóvia a sul, Valladolid a sudoeste e Pallencia a oeste. Tem uma superfície de 14 022 km2. A população absoluta da província de Burgos é de 36 3 874 habitantes o que equivale a 0,81% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 26,0 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
Esta província está enquadrada no nordeste da Meseta Ibérica rodeado por áreas montanhosas: o sistema Ibérico e a Cordilheira Cantábrica. O vale do rio Ebro estende-se por cerca de 1/3 da superfície da província de Burgos. O clima é de feição continental influenciado pela altitude média considerável (700 metros) e pela barreira constituída pela Cordilheira Cantábrica que impede a circulação da influência atlântica.
A província de Burgos goza de uma localização estratégica sendo atravessada pela principal estrada que liga Madrid a França e integrada no caminho de Santiago. Pode chegar-se à cidade de Burgos pela ponte de Santa Maria que vai dar ao bairro antigo através do arco de Santa Maria. No entanto, a ponte mais importante é a de San Pablo, onde se encontra uma estátua do herói da cidade, El Cid. Perto localiza-se a Casa del Cordon que tem um cordão franciscano esculpido por cima da entrada e onde os reis católicos teriam recebido Cristóvão Colombo em 1497, depois da segunda viagem deste navegador à América.
Como referenciar: Burgos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 02:51:08]. Disponível na Internet: