Burundi

Geografia
País da África Central. Situado a sul do equador, na margem norte do lago Tanganica, abrange uma área total de 27 830 km2. Faz fronteira com o Ruanda, a norte; com a Tanzânia, a leste e a sul, e com a República Democrática do Congo, a oeste. A capital é Bujumbura; outras cidades importantes são Gitega, Bururi, Ngozi e Cibitoke.

Clima O clima é equatorial, com elevadas temperaturas médias ao longo do ano, embora moderadas devido à altitude.

Economia
O Burundi tem uma economia que se baseia predominantemente na agricultura. Os produtos cultivados são a banana, a batata-doce, a mandioca, o feijão, o milho, o inhame, a abóbora, o sorgo, a batata, o arroz, o café, a palmeira, o amendoim, o trigo e a cana-de-açúcar. A indústria extrativa abrange algumas quantidades de turfa, de caulino, de cal e de ouro. Os principais parceiros comerciais do Burundi são a Bélgica, a França, a Alemanha e os Estados Unidos.
Indicador ambiental: sem dados (1999).

População
A população é de 8 090 068 habitantes (2006), o que corresponde a uma densidade populacional de 228,91 hab./km2. As taxas de natalidade e de mortalidade são, respetivamente, de 42,22%o e 13,46%o. A esperança média de vida é de 50,81 anos. A etnia principal é a Rundi, dentro da qual se distinguem os Hutus, com cerca de 80%, e os Tutsis. No campo religioso, os católicos são maioritários (65%), seguindo-se-lhes os protestantes (14%) e os muçulmanos (2%). As línguas oficiais são o francês e o kirundi.

História
O Burundi foi um protetorado alemão de 1903 a 1916. Após o domínio alemão, a Bélgica administrou o território até à sua independência em 1962. A vida política do Burundi é dominada por uma dupla questão: por um lado, a necessidade de democratização do país e de modernização das estruturas socioeconómicas; por outro, a problemática do antagonismo que opõe Tutsis e Hutus na tomada do poder. Esta rivalidade tem-se refletido, nos últimos anos, em confrontos étnicos graves, de milhares de mortes e de dezenas de milhares de refugiados.
Como referenciar: Burundi in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-22 13:46:54]. Disponível na Internet: