Bush

Banda rock (grunge) inglesa formada em 1992 por Gavin Rossdale (voz, guitarra), Nigel Pulsford (guitarra), Dave Parsons (baixo) e Robin Goodridge (bateria). Os Bush são habitualmente considerados a primeira banda sucessora dos Nirvana a ter sucesso, com a mesma linha de sonoridade da banda de Kurt Cobain. O som grunge, que caracteriza esta banda britânica, caracteriza-se pela presença forte dos riffs de guitarra, vocalizações guturais e expressivas e dinâmica. Em 1993, editam o seu primeiro álbum Sixteen stone, pela editora americana Trauma Records. O vídeo do tema "Everything Zen", lançado na MTV, empurrou o disco para um claro sucesso no mercado americano, onde vendeu mais de sete milhões de exemplares. Os anos que se seguiram foram dedicados a uma extensa digressão, que se prolongou até 1996, altura em que o grupo decidiu entrar uma vez mais em estúdio. O resultado das intensas gravações, que decorreram nos estúdios de Abbey Road, foi Razorblade suitcase. O álbum, que contou com o precioso trabalho de produção de Steve Albini, cotou-se como mais um registo de rock puro, apoiado em ritmos contundentes e viscerais. A melhor aceitação dos ingleses em território americano ficou demonstrada com a entrada direta para o primeiro lugar do top da Billboard e a digressão mundial que se seguiu consolidou ainda mais o estatuto dos britânicos no mercado rock.
No ano seguinte, é editado Deconstructed , uma coleção de remixes dos temas da banda. Em 1999 surgiu The Science of Things, um registo declaradamente diferente daquilo que os Bush haviam feito até então. A aposta recaiu então nas composições de rock alternativo com claras marcas grunge, mas igualmente em seleções eletrónicas, marcando desta forma uma clara evolução criativa por parte da banda.
Em outubro de 2001, a banda voltou com um novo trabalho de originais, chamado Golden State, considerado um retorno aos sons mais crus dos primeiros discos. Entretanto, a banda sofreu uma baixa: Nigel Pulsford deixou o projeto, encetando uma carreira a solo.
Considerada por muitos como a única banda britânica devidamente integrada no movimento grunge, os Bush apostaram na criação de sons agressivos, alicerçados em temas repletos de ritmos violentos, por onde surgia a voz rouca do vocalista Gavin Rossdale.
Como referenciar: Bush in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 03:39:48]. Disponível na Internet: