Caaba de Meca

Reconstruída no século VII sobre fundações muito antigas que os árabes fazem remontar ao período de Abraão e Ismael.
Santuário principal do mundo islâmico, na Arábia Saudita, constituído por um cubo que enforma uma estrutura de um só compartimento, voltado para a Cidade Santa de Meca. Segundo uma tradição islâmica, quando esta mesquita foi erigida já lá existia um lugar santo muito concorrido por peregrinos, tido como o santuário mais importante da Arábia pré-muçulmana. A tradição também o descreve como tendo sido construído pelos profetas Abraão e Ismael, os fundadores da linhagem islâmica.
A maior peregrinação do Islão, feita anualmente pelos muçulmanos, tem uma passagem obrigatória pela Caaba de Meca, nos primeiros dias do Dhual-Hija, o último mês lunar do calendário islâmico. A pedra negra depositada no exterior da mesquita de Meca é ritualmente beijada pelos peregrinos.
A Caaba é a casa de Deus, separada do plano da vida mundana, todos anos lavada e coberta por um pano de seda escuro. A mesquita foi bastante alargada a partir de Maomé e foi-lhe acrescentado um pátio e um portão de ouro.
Como referenciar: Caaba de Meca in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 19:34:52]. Disponível na Internet: