cabo

Saliência da costa marítima. A sua importância geográfica deve-se ao seu valor estratégico e também por o cabo constituir um obstáculo à navegação, devido aos ventos que se formam ao largo. Os cabos também são usados para a fixação de equipamento de observação, de localização (faróis) e de defesa.
Apesar da sua posição estratégica, raramente serviram de ponto de partida para empreendimentos marítimos. O caso de Sagres, cabo de onde tantos portugueses partiram em demanda de novos rumos, é meramente pontual; igualmente rara é a localização de cidades nos cabos, como acontece com Singapura.
A forma do cabo é variável: alguns são maciços marcando apenas uma mudança na direção da costa como acontece com o cabo Nariz Cinzento (Gris-Nez), localizado entre o mar da Mancha e o mar do Norte; outros são pontas estreitas como o cabo Cod, na Nova Inglaterra.
Como referenciar: cabo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-23 17:44:03]. Disponível na Internet: