cacofonia

Termo de origem grega (kakophonía, som desagradável, antónimo de eufonia), que consiste na combinação desagradável de sons, provocada por uma disposição inadequada e desarmónica dos elementos fónicos que formam uma palavra ou um conjunto de palavras. Por vezes, esse desacordo sonoro provém da dificuldade em pronunciar as palavras, tal como acontece nos jogos de linguagem infantil.
Na retórica, a cacofonia é considerada uma grave falta de gosto, um exemplo de descuido. No entanto, pode encontrar-se casos de cacofonia que surgem de uma aplicação propositada, de forma a provocar certos efeitos estilísticos de harmonia imitativa ou de desconfortável ironia.
Na literatura portuguesa, destaca-se alguns exemplos de cacofonia: "A terra dos Algarves e já nela" (Luís de Camões, Os Lusíadas, canto VIII, est. 25), "Alma minha gentil que te partiste" (soneto de Luís de Camões).
Como referenciar: cacofonia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 17:39:52]. Disponível na Internet: