caixa de petri

As caixas de petri ou cristalizadores são caixas de forma redonda, pequenas e com pouca altura e que possuem uma tampa que as cobre na sua totalidade. Podem ser de vidro ou em plástico. São muito usuais no laboratório e apresentam múltiplas funções, tais como: armazenamento de substâncias para que ocorra uma determinada reação, experiências de rastreio, pesagem de reagentes e experiências de cristalização.
São também muito usadas na Microbiologia para o crescimento de microrganismos: bactérias e fungos. Nas caixas coloca-se um meio nutritivo, geralmente agar-agar, onde se desenvolve o crescimento microbiológico.
Quando as caixas de petri são usadas na Microbiologia estas são de plástico e têm de ser esterilizadas antes de serem utilizadas para que não haja problema de contaminação uma vez que se está a trabalhar com microrganismos.
Como referenciar: caixa de petri in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-17 05:26:48]. Disponível na Internet: