Calane da Silva

Escritor e ensaísta moçambicano, Raul Alves Calane da Silva nasceu a 20 de outubro de 1945, em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

Licenciou-se em Letras e apresentou à Faculdade de Letras da Universidade do Porto a sua dissertação de mestrado em Linguística Portuguesa, em 2002, intitulada Pedagogia do léxico : as escolhas lexicais bantus, os neologismos luso-rongas e a sua função estilística e estético-nacionalista nas obras Xigubo e Karingana wa Karingana de José Craveirinha.
Durante 23 anos, foi jornalista e chefe de redação no jornal Notícias, na revista Tempo e diretor de informação da Televisão Moçambicana - TVM. Foi um dos cofundadores da Associação de Escritores Moçambicanos, onde foi secretário adjunto, em 1987. Docente no Centro de Línguas da Universidade Pedagógica, em Maputo, é investigador da literatura de Moçambique.

Colaborou na imprensa com a publicação de poesias, contos, crónicas e ensaios, está incluído na antologia Sonha Mamana África (1987) e tem publicados os livros Dos Meninos da Malanga (1981) e Xicandarinha na Lenha do Mundo (1987).
Como referenciar: Calane da Silva in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-10-19 06:28:37]. Disponível na Internet: