calcogénios

A designação de calcogénios é atribuída aos elementos químicos pertencentes ao grupo 16 da Tabela Periódica: oxigénio (O), enxofre (S), selénio (Se), telúrio (Te) e polónio (Po).
Todos estes elementos possuem configuração eletrónica de valência ns2np4 sem níveis interiores parcialmente preenchidos. As configurações encontram-se a menos de dois eletrões da configuração dos gases nobres e os elementos são caracteristicamente eletronegativos e praticamente na totalidade não metálicos. As suas energias de ionização são elevadas e não se conhecem catiões monoatómicos.
Os calcogénios combinam-se com um grande número de outros elementos e as ligações são em grande parte covalentes. Todos os elementos formam hidretos do tipo XH2. O oxigénio forma o hidreto H2O2 (peróxido de hidrogénio), mas o enxofre forma uma gama de sulfanos, como H2S2, H2S4 e H2S6.
Como referenciar: calcogénios in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-20 20:52:39]. Disponível na Internet: