Caleb Carr

Escritor norte-americano, Caleb Carr nasceu a 2 de agosto de 1955 em Manhattan, na cidade de Nova Iorque. Caleb Carr cresceu no chamado Lower East Side de Nova Iorque, onde acabou por permanecer. Após ter concluído o ensino secundário em 1973, ingressou no Kenyon College de Ohio e, terminando os seus estudos propedêuticos em História ao cabo de dois anos, foi aceite na Universidade de Nova Iorque, de onde se diplomou em História Militar e da Diplomacia, em 1975.
Começou então uma carreira como jornalista, colaborando regularmente para publicações como o World Policy Journal, o Military History Quarterly e o conceituado diário The New York Times. Aprofundando o seu esforço literário, publicou o seu primeiro livro, o romance intitulado Casing The Promised Land, em 1980.
Seguiram-se uma obra dedicada à política e uma biografia do mercenário norte-americano do século XIX Frederick Townsend Ward, que haviam de manter o autor numa relativa obscuridade até à publicação de The Alienist em 1994. Obra galardoada com o Anthony Award, o romance conta a história de um psicólogo vivendo nos meados de 1890, o Dr. Laszlo Kreizler, que resolve conduzir uma autêntica caçada ao homem, em perseguição de um assassino em série que mutila jovens prostitutos masculinos. Obedecendo à mesma temática e ao mesmo cenário, mas com narração feita por um dos associados do Dr. Kreizler, Caleb Carr publicou uma continuação, The Angel Of Darkness (1997). Relatada por Stevie Taggart, um arruaceiro protegido pelo psicólogo, a trama descreve o percurso de uma mãe que rapta e mata crianças, até mesmo os seus próprios filhos.
Procurando uma variação ao universo de Nova Iorque do século XIX que vinha caracterizando as suas obras de ficção, Caleb Carr surgiu com Killing Time: A Novel Of The Future, romance cuja ação decorria em 2023, em torno de um assassinato presidencial.
Fora do domínio da ficção, Carr publicou vários estudos históricos e políticos, de que se destacam The Lessons Of Terror (2003), uma abordagem histórica da guerra direcionada para as populações civis.
Como referenciar: Caleb Carr in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-18 01:00:45]. Disponível na Internet: