Calista Flockhart

Atriz norte-americana, Calista Kay Flockhart nasceu a 11 de novembro de 1964, em Freeport, Illinois. Estudou representação na Universidade Rutgers em New Jersey, onde se formou em 1988, após o que trabalhou em vários teatros regionais, incluindo em Cleveland, Chicago e Houston. Mais tarde, ingressou na Broadway onde representou o papel de Laura na peça The Glass Menagerie, de Tennessee Williams, pelo qual ganhou o prémio de Clarence Darwent. Representou também a peça The Three Sisters, de Tchekhov, em Chicago, e Death Takes a Holiday, no Festival de Teatro de Williamstown.
Em 1991, teve a sua estreia na televisão em Darrow. No cinema, o seu primeiro papel foi o de uma estudante de representação no filme Naked in New York. No ano seguinte, aparece num pequeno papel em Quiz Show, de Robert Redford, e em Getting In. Seguiram-se outros papéis de menor relevo e, em 1996, participou no remake do realizador Mike Nichols, The Birdcage (Casa de Doidas), onde representou o papel de Val, noiva do filho de Armand Goldman (Robin Williams), papel que coube a Dan Futterman. No mesmo ano, entrou na comédia Milk & Money. Surgiu também em Telling Lies in America (Mentir na América, 1997), ao lado de Kevin Bacon e de Brad Renfro, antes de fazer o papel que lhe trouxe o reconhecimento do público, Ally McBeal, na série com o mesmo nome. Nesta série de cariz cómico que lhe traz a fama internacional, Calista representa o papel de uma advogada solteira e um pouco histérica. O sucesso foi tal que a série se prolongou até 2002.
Em 1999, entrou em A Midsummer Night's Dream (Sonho de Uma Noite de verão), de Michael Hoffman, integrando um elenco composto por Kevin Kline, Stanley Tucci, Michelle Pfeiffer e Ruper Everett. No ano seguinte, participou em Things You Can Tell Just by Looking at Her, de Rodrigo Garcia, um drama que conta cinco histórias acerca da vida de cinco mulheres. Atuou depois na comédia The Last Shot (2004), ao lado de Matthew Broderick, Alec Baldwin e Toni Collette.
A atriz é também conhecida do grande público pela relação amorosa assumida com Harrison Ford.
Como referenciar: Calista Flockhart in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-19 01:38:04]. Disponível na Internet: