câmara digital

A principal diferença entre uma câmara digital e qualquer outro tipo de câmara fotográfica é o facto de não recorrer ao habitual filme fotográfico e, por isso, não ter que passar pelo longo e dispendioso processo de revelação para conhecer o resultado final de uma fotografia.
Uma câmara fotográfica digital funciona de forma idêntica a uma câmara de filme convencional, só que na primeira o filme é substituído por um painel de CCD. A imagem é capturada através da objetiva, que foca o objeto no painel de CCD, que, por sua vez, envia a informação que será processada por um microcomputador central. Os pixels (a imagem) são enviados para um pequeno ecrã LCD, se existir, e, por fim, quando o botão para tirar a fotografia é pressionado, o processador central grava os pixels do painel de CCD e guarda-os na memória ou no cartão de armazenamento.

Como referenciar: câmara digital in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-19 11:50:19]. Disponível na Internet: