Camberra

Aspetos Geográficos
Capital e cidade da Austrália, Camberra localiza-se no Sudeste do país, a cerca de 150 km da costa leste. Cidade inteiramente planeada, fica a 280 km para sudoeste de Sydney e a 650 km para nordeste de Melbourne, as duas maiores cidades australianas. É a maior cidade australiana situada no interior. Usufrui de um clima temperado, com verões quentes e secos e invernos amenos com forte nevoeiro. Possui cerca de 330 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
Em 1908, o local onde se situa a cidade foi escolhido para albergar a nova capital, numa solução de compromisso entre Sydney e Melbourne, as duas maiores cidades do país. Na sequência de um concurso público internacional, o arquiteto americano Walter Burley Griffin planeou a cidade entre 1911 e 1913, fortemente influenciado pelo movimento das cidades-jardim, incorporando na cidade vastas áreas de vegetação. Em 1913, a cidade foi fundada, mas foi apenas o início da grande maioria das construções. Só em 1927 se tornou a nova capital da Austrália, quando o Parlamento se mudou de Melbourne. O desenvolvimento da cidade abrandou bastante na década de 30 e depois na Segunda Guerra Mundial. Inclusivamente, alguns dos edifícios projetados nunca chegaram a ser concluídos. Após a Segunda Guerra, contudo, a cidade cresceu exponencialmente, acima de todas as expectativas. Em 1988, foi inaugurado um novo Parlamento – maior e permanente –, que substituiu aquele que é agora conhecido como o Velho Parlamento.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
Para além de sede de variados departamentos governamentais, Camberra alberga também muitas instituições sociais e culturais de relevo (Galeria Nacional Australiana, Biblioteca Nacional, Museu Nacional do Dinossauro, etc.). Constitui também um destino popular para turistas, domésticos e estrangeiros. A sua área central assenta em dois eixos perpendiculares: um eixo aquático, ao longo do lago Burley Griffin (finalizado em 1963), e um eixo terrestre, cerimonial, que vai do Parlamento até ao Memorial de Guerra Australiano. A Torre Telstra, para além da sua importância no domínio das telecomunicações, constitui também uma atração turística, sendo um dos principais símbolos da cidade. Um festival de flores, que decorre anualmente em setembro, é outra das suas grandes atrações.

Economia
As principais indústrias da cidade são a administração governativa e a defesa, contribuindo com uma larga fatia para o seu rendimento total e também como maiores empregadores. O desemprego na cidade fica abaixo da média nacional. Outros contributos para a economia de Camberra são obtidos de setores como os serviços financeiros, a construção, a saúde ou as telecomunicações. O turismo tem também bastante importância.
Como referenciar: Camberra in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2021. [consult. 2021-05-07 05:00:21]. Disponível na Internet: