cameleira

Designação comum de plantas arbóreas ou arbustivas do género Camellia e da família das Teáceas.
A cameleira Camellia japonica, também vulgarmente designada por japoneira, camélia ou roseira-do-Japão, é uma planta que pode atingir cerca de nove metros de altura. É originária do Japão, China e Coreia.
As folhas são persistentes, longas, alternas, dentadas e longas. As flores são axilares, geralmente solitárias, possuindo sépalas imbricadas e pétalas, cujas cores podem variar do branco ao vermelho. Os estames são numerosos e encontram-se parcialmente unidos. Floresce durante o inverno ou no fim da primavera.
O fruto é uma cápsula globosa, lenhosa, loculicida com sementes grandes.
São outros exemplos de cameleiras as espécies Camellia reticulata, Camellia sasanqua (cameleira-sasanqua) e Camellia salicifolia (cameleira-brava).
Pertencem a este género variadas espécies com interesse ornamental e económico. O valor ornamental deriva da sua folhagem verde-escuro, brilhante na página superior, e às grandes flores de corola dobrada ou singela.
A cameleira é bastante cultivada em Portugal, sobretudo na zona norte e na zona centro.
Como referenciar: cameleira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 06:10:03]. Disponível na Internet: