Cameron Crowe

Realizador, argumentista e produtor norte-americano, Cameron B. Crowe nasceu a 13 de julho de 1957, em Palm Springs, Califórnia. É filho da atriz Alice Marie Crowe, presença constante em todos os seus filmes.
Ainda estudante, aos 15 anos, começou a escrever artigos e críticas de música para a revista Creem e Penthouse e, aos 16 anos, já trabalhava como editor para a conceituada Rolling Stone. Em 1982, aos 25 anos, escreveu o argumento de Fast Times at Ridgemont High, adaptado do seu próprio livro homónimo e realizado por Amy Heckerling, com Sean Penn e Jennifer Jason Leigh nos principais papéis. Cameron recebeu a nomeação para o Melhor Argumento Adaptado pelo Writers Guild da América. Neste filme, conheceu a sua futura mulher, cantora do grupo de rock Heart, Nancy Wilson, que tinha um pequeno papel neste filme e com quem viria a casar em 1986. A sua mulher entra também em todos os filmes que realiza.
Em 1989, escreveu, produziu e realizou pela primeira vez o filme Say Anything (Não Digas Nada), protagonizado por John Cusack e, em 1992, escreveu e realizou a comédia romântica Singles (Vida de Solteiro), com Bridget Fonda, sobre um grupo de amigos na casa dos vinte anos que vive no mesmo prédio e que procura o amor e o sucesso na era do "grunge", com música de Pearl Jam e Soundgarden. Este filme foi aclamado pela crítica e tornou-se o seu primeiro sucesso comercial. O seu filme seguinte, Jerry Maguire, foi protagonizado por Tom Cruise e Renée Zellwegger, e relata a história de um agente desportivo de sucesso que, depois de ser despedido, tenta reiniciar a carreira por sua conta e risco. Seguiu-se Almost Famous (Quase Famosos, 2000), um filme realista sobre rock que, abordando temas como o sexo, as drogas e a fama efémera, dá-nos a conhecer a história de um jovem jornalista da revista Rolling Stone que escreve sobre um grupo de rock fictício dos anos 70, os Stillwater, e que, para isso, segue a vida deles, a sua digressão e as suas "groupies". O filme foi recebido entusiasticamente pela crítica e Cameron recebeu o Globo de Ouro para o Melhor Filme de comédia ou musical e o Óscar para o Melhor Argumento Original.
Em 2001, realizou Vanilla Sky, o remake americano do filme do realizador espanhol Alejandro Aménabar Abre los Ojos (De Olhos Abertos), com Tom Cruise (com quem voltou a trabalhar), Penélope Cruz (que fazia o mesmo papel no original de Aménabar) e Cameron Diaz. O filme, entre o surreal e a ficção, conta a história de um editor de sucesso cuja vida se altera depois de um acidente de carro em que fica desfigurado.

Como referenciar: Cameron Crowe in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 19:56:55]. Disponível na Internet: