Camilla Parker-Bowles

Membro da família real britânica nascida a 17 de julho de 1947, em Londres, na Inglaterra, ganhou o título de Duquesa da Cornualha quando casou com o príncipe Carlos, herdeiro do trono britânico. Nessa altura, passou a chamar-se Camilla Rosemary Moutbatten-Windsor.
Filha do Major Bruce Shand, nasceu com o nome de batismo Camilla Rosemary Shand. Passou a infância numa quinta em Plumpton, no Sussex, tendo estudado, sucessivamente, no Sussex, em Londres e na Suíça e França.
Após terminar os estudos, trabalhou durante um ano numa empresa de decorações de Londres. Nunca teve dificuldades financeiras porque herdou uma grande fortuna familiar.
Em 1973 casou com André Parker-Bowles, de quem adotou o nome, e com quem teve dois filhos. O casal vira a divorciar-se em 1995 depois de, em 1993, ter sido divulgada a gravação de uma conversa telefónica de Camilla com o Príncipe Carlos onde era evidente que havia uma relação amorosa entre ambos.
O relacionamento com o Príncipe Carlos começou em 1970, quando se conheceram num jogo de polo. Namoraram durante um ano.
Depois de ambos se terem casado, mantiveram uma relação de amizade, que viria a incomodar bastante a Princesa Diana. Alegadamente, Camilla e Carlos iniciaram uma relação extra-conjugal no início dos anos 80.
Já depois da morte da princesa Diana, em 1997, Camilla foi viver para a antiga casa da Rainha-Mãe, onde o Príncipe Carlos havia passado a infância.
Aos poucos, a relação entre Carlos e Camilla foi sendo assumida em público, nomeadamente a partir de 1999 quando ambos fizeram um cruzeiro no Mediterrâneo na companhia dos filhos do príncipe.
A 10 de fevereiro de 2005 foi oficialmente anunciado que Camilla e Príncipe Carlos se iram casar a 8 de abril desse ano em Windsor. O casamento viria a ser adiado um dia para permitir a presença do príncipe no funeral do Papa João Paulo II.
Assim, a 9 de abril de 2005 Camilla casou com Carlos numa cerimónia civil, seguida de uma bênção religiosa, e ganhou o título de Sua Alteza Real Princesa de Gales, Duquesa da Cornualha e Rothesay, Condessa de Chester a Carrick, Baronesa de Renfrew, Senhora das Ilhas, Princesa da Escócia.
Como referenciar: Porto Editora – Camilla Parker-Bowles na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2022-01-24 22:35:14]. Disponível em