Artigos de apoio

Caminho para Perdição
Drama de suspense norte-americano realizado em 2002 por Sam Mendes. Com o título original Road to Perdition, foi adaptado de uma novela gráfica de Max Allan Collins e de Richard Piers Rayner. Foi interpretado por Tom Hanks, Tyler Hoechlin, Jude Law, Daniel Craig, Stanley Tucci e Jennifer Jason Leigh. A música original foi composta por Thomas Newman e a fotografia foi dirigida por Conrad L. Hall.
Com uma atmosfera e um visual assombrosos, o filme é passado na época da Depressão, no ano de 1931, na cidade de Chicago governada por Al Capone. Mike Sullivan (Tom Hanks) é conhecido pelos amigos e pelos inimigos como um assassino intransigente e sem piedade. Trabalha para um homem ligado à organização criminosa, John Rooney (Paul Newman), um chefe da máfia irlandês, desde que este o foi buscar a um orfanato. Para Sullivan, Rooney é a figura paternal e a relação entre os dois é tão boa que o filho legítimo de Rooney, Connor (Daniel Craig), tem ciúmes dela. Casado e pai de dois filhos, Sullivan é devoto à sua família e mata não por prazer mas porque é um trabalho bem pago e a única coisa que sempre fez. Um dia, o seu filho de 12 anos, Michael Jr. (Tyler Hoechlin), é testemunha de um assassínio perpetrado por ele e por Connor. Apesar de Michael jurar manter silêncio, o instável Connor decide matar Sullivan e a sua família, mas apenas mata a mulher, Annie (Jennifer Jason Leigh), e o seu filho mais novo, Peter (Liam Aiken). Sullivan, cheio de ódio e de desgosto, enceta uma viagem para tentar fugir e salvar a vida do seu filho, ao mesmo tempo que jura vingar-se daquele que o traiu e depois começar uma nova vida. Arrisca a sua reputação e a sua própria vida para poder proteger o filho. Rooney entretanto percebe que Sullivan só vai descansar quando matar Connor e contrata Maguire (Jude Law) para perseguir e matar Sullivan.
O filme é essencialmente um drama sobre pais e filhos, sobre lealdade e traição. Paul Newman e Tom Hanks têm grandes desempenhos.
Foi nomeado para cinco Óscares, tendo vencido o Óscar de Melhor Fotografia.
Como referenciar: Caminho para Perdição in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-08-17 12:35:35]. Disponível na Internet: