campo (física)

Um campo é uma grandeza física associada ao espaço onde o valor mensurável da sua intensidade se designa intensidade do campo e define-se classicamente como a força por unidade de carga.
Com esta definição o campo representa o módulo da força que atua sobre a unidade de carga em cada ponto do espaço. Isto pode visualizar-se, no caso dos campos vetoriais, por meio de linhas de campo (linhas de força), que, no caso das cargas elétricas ou magnéticas divergem, se são do mesmo sinal, ou convergem, se são de sinais diferentes.
No princípio considerou-se os campos unicamente como um meio matemático auxiliar, enquanto grandezas como a massa e a carga das partículas se consideravam verdadeiramente físicas. Supunha-se que as forças entre as partículas mudavam imediatamente ao produzir-se uma variação da sua posição. Devido às descobertas realizadas por Faraday e por J. C. Maxwell foi necessário atribuir uma maior realidade física ao campo. Deste modo, associou-se a cada ponto do mesmo uma energia que, nalguns campos vetoriais, recebe o nome de potencial.
Unindo os diferentes pontos obtém-se uma superfície equipotencial ou de nível.
A variação do campo num determinado ponto transmite-se apenas à região mais próxima deste (teoria da ação de pequeno alcance), o que implica que a propagação se efetue com velocidade finita, nunca superior à da luz no vácuo.
Como referenciar: campo (física) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-16 15:37:48]. Disponível na Internet: