Canárias

Arquipélago espanhol situado no oceano Atlântico, a oeste da costa de Marrocos e do Sara Ocidental. As ilhas deste arquipélago formam a Comunidade Autónoma das Canárias, que inclui a província de Las Palmas - com as ilhas de Grã Canária, Fuerteventura e Lanzarote - e Santa Cruz de Tenerife, com as ilhas de Tenerife, La Palma, Gomera e Hierro.
No seu conjunto, abrangem uma superfície de 7447 km2 e possuem uma população de aproximadamente 1 843 755 habitantes (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2005).
As ilhas Canárias, com um relevo muito acidentado, são de origem vulcânica situando-se o lugar de maior altitude no Pico de Teide, na ilha de Tenerife (3718 metros).
O clima é predominantemente subtropical influenciado pelos ventos quentes e secos que sopram do deserto do Sara.
A agricultura é essencialmente de sequeiro (cevada e trigo) e também de regadio (bananas, tomate e tabaco). A indústria, basicamente agroalimentar, é escassa; têm contudo alguma expressão as indústrias do cimento, do tabaco e de refinação de petróleo.
Estas ilhas são ainda um importante polo de atração turística devido às suas belíssimas praias, com temperaturas amenas.
A sua população atual descende dos Guanchos, povo pré-histórico, e dos colonizadores espanhóis. Contudo, o arquipélago já era conhecido na Antiguidade por Fenícios, Gregos e Cartagineses. Tendo sido ignorado durante a Idade Média foi, em 1339, redescoberto pelo genovês Lanzarote Maloceli que deu o nome a uma das ilhas.
Como referenciar: Porto Editora – Canárias na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-26 05:49:49]. Disponível em