A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre

Tempo de leitura< 1 min

Canções da Tarde
favoritos

Obra precedida de uma carta do visconde de Juromenha, primo do autor, e outra de António Xavier Rodrigues Cordeiro, seu antigo companheiro do Trovador, dedicada a António Pereira da Cunha. Nessa dedicatória, o autor classifica as suas composições de "canções da minha tarde da vida" (numa clara alusão ao "outono" da vida das Folhas Caídas de Almeida Garrett) e explica a subdivisão da obra em duas partes: "Últimos reflexos", que reúne poesias de temática amorosa, e "Horas vagas de Buarcos", em que à displicência sugerida pelo título corresponde a variedade temática: sátiras, poemas de circunstância, imitações.
A obra é acompanhada de um poema de Sebastião Pereira da Cunha dedicado ao autor e ainda de extratos da imprensa noticiando a publicação do livro.

Bulhão Pato
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Canções da Tarde na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$cancoes-da-tarde [visualizado em 2026-06-06 05:50:24].

A Mais Bela Maldição

Rui Couceiro

As Rosas de Barbacena

Alberto S. Santos

Tudo sobre o Irão

Ricardo Alexandre