Cantábria

Comunidade Autónoma da Espanha do Norte com a capital na cidade de Santander. É constituída apenas por uma província com o mesmo nome. Faz fronteira com as seguintes Comunidades Autónomas: País Basco a este, Castela e Leão a sul, Astúrias a oeste; a norte é banhada pelo golfo da Biscaia, também chamado mar Cantábrico, no oceano Atlântico.
Tem uma superfície de 5321km2. A sua população absoluta é de 542 275 habitantes, o que equivale a 1,3% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 101,91 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
É uma região predominantemente montanhosa (Montanhas da Cantábria) localizando-se aí a vertente ocidental dos Picos da Europa. Os seus desfiladeiros e cumes rochosos proporcionam ótimas condições para os alpinistas. A orla litoral, onde se situam vilas como Santillana del Mar ou Colmillas e centros históricos de traçado medieval, caracteriza-se pela existência de grandes areais com dunas e uma vegetação reduzida. Tem um clima temperado marítimo e também de alta montanha em regiões situadas acima de 2500 metros, como nos Picos da Europa onde por vezes as neves são perpétuas. Os rios cantábricos são curtos, rápidos e pouco caudalosos.
É uma região de bosques e prados extensos. Possui os seguintes parques naturais: Picos da Europa, Collados del Azone, Marismas de Santoña, Victoria e Jovel, Maciço de Peña Cabarga, Oyambre, Saja-Besaya e Dunas de Liencres.
A primeira referência escrita do nome Cantábria remonta ao ano 195 a. C. As pinturas rupestres em grutas como as de Altamira foram feitas por povos que ali viveram há mais de dez mil anos.
Como referenciar: Cantábria in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 18:44:24]. Disponível na Internet: