Cantábria (província)

Província do Norte de Espanha que ocupa toda a Comunidade Autónoma da Cantábria na qual está integrada e tem como capital a cidade de Santander. Faz fronteira com as seguintes províncias: Astúrias a oeste, Leon a sudoeste, Biscaia a este, Pallencia e Burgos a sul, e é banhada a norte pelo mar Cantábrico (oceano Atlântico).
Tem uma superfície de 5253 km2. A população absoluta da província de Cantábria é de 568 091 habitantes o que equivale a 1,27% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 108,1 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006). O seu relevo, incluído na Cordilheira Cantábrica, é dominado pelos Picos da Europa.
O clima é de influência atlântica.
Toda a costa oferece centros tradicionais de veraneio, como as praias Santillana del Mar, de Laredo e Noja. A cidade mais procurada pelos turistas é Santander onde se localiza o Palácio da Madalena e as praias de Sardinero. No Palácio da Madalena, aberto a atividades culturais, realizam-se cursos de verão da Universidade Internacional Menéndez Pelayo. É ainda nesta província que se encontram as grutas de Altamira, o mais importante conjunto de pintura rupestre de Espanha denominada de "Capela Sistina do Quaternário".
Como referenciar: Cantábria (província) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-06 17:11:36]. Disponível na Internet: