Cão

O Cão é o décimo primeiro signo do Zodíaco chinês, a que correspondem os seguintes anos: 1994, 1982, 1970, 1958, 1946, 1934, 1922... O signo de Cão é o da lealdade, qualidade tradicionalmente associada ao animal que lhe serve de símbolo.
Segundo uma lenda muito antiga, que explica a formação deste Zodíaco assim como o carácter dos seus nativos, o cão, apesar de ser um dos melhores nadadores entre os animais, sentia que estava a precisar de um banho. Assim, não resistiu à água do rio e perdeu muito tempo a banhar-se, chegando apenas à frente do porco ao encontro com o imperador. Os nativos de Cão, como já foi referido, são pessoas leais, compassivas e protetoras, estando sempre dispostas a ajudar terceiros, principalmente se forem muitos chegados ou da família. Atuam principalmente quando detetam injustiças e tentam remediar a situação.
Consoante as datas de nascimento, os nativos de Cão dividem-se em cinco grupos: Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra.
Desta forma, os associados a Metal são leais e intuitivos, enquanto os de Água são ativos, cativantes, sociáveis e organizados. Já os de Madeira são independentes, criativos e protetores. Os de Fogo têm um feitio difícil, mas são bondosos e pacientes. Por fim, os de Terra são materialistas e esforçados.
Como referenciar: Cão in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-21 14:45:59]. Disponível na Internet: