Capela de N. Sra. da Piedade

Inicialmente consagrada a S. Gregório, a Capela de N. Sra. da Piedade é um pequeno templo fundado no século XVI e que se localizava fora do perímetro urbano de Castelo Branco. Atualmente situa-se na cidade albicastrense, embora a sua original planimetria tenha sofrido profundas alterações.
Assim, a primeira reconstrução sucedeu no século XVIII, mascarando esta intervenção setecentista a maior parte dos elementos originais. Já no presente século foram feitas novas obras de renovação, que acentuaram a descaracterização primitiva.
Este templo apresenta uma fachada sóbria e equilibrada, antecedida por uma escadaria e pequeno terreiro gradeado. De empena triangular rematada por pequena cruz latina, a frontaria caiada contrasta vivamente com o aparelho de silharia dos contrafortes que marcam os seus ângulos - sustentáculos da primitiva galilé de seis arcos, já desaparecida e que antecedia o portal da capela. Por cima destes, são visíveis duas minúsculas torres-sineiras formadas por um pórtico encimado por frontão triangular. Axialmente, abre-se o portal quinhentista em arco de volta perfeita, assente em colunas com capitéis de cariz vegetalista, sobrepujado por um baixo-relevo com a Cruz de Cristo e ainda por uma janela retangular.
O interior da capela é formado por uma nave única e capela-mor. Sobrevivência da 2.ª metade do século XVI é o arco de triunfo que precede a ousia.
O realce decorativo de N. Sra. da Piedade reside na decoração de exuberantes painéis barrocos que forram as paredes da nave. Esta obra cerâmica filia-se no período joanino e apresenta cenas religiosas, constituindo-se como um dos mais importantes núcleos de azulejaria de Castelo Branco.
Assim, entre outros episódios sagrados, podemos ver o Casamento e Coroação da Virgem, a Adoração dos Reis Magos ou A Última Ceia. São ainda visíveis figuras hagiográficas representando Santo António e S. Francisco.
Como referenciar: Capela de N. Sra. da Piedade in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-18 21:48:35]. Disponível na Internet: