Capela de S. João Baptista

Edificada no século XVII nos Casais das Vaginhas, no Entroncamento, com o produto das esmolas oferecidas pelos moradores, é também conhecida como Capela das Vaginhas.
Foi reconstruída e ampliada em 1734, ficando dessa altura um testemunho epigráfico com a referida data inserto na frontaria da capela.
Para além desta, foi alvo de mais três reconstruções, já no século XX: uma nos anos 20, outra nos anos 60 e a mais recente entre 1982 e 1983.
Atualmente, possui uma só nave, com duas pias de água benta, púlpito e pia batismal; a capela-mor, separada da nave por um arco triunfal, onde se pode observar o altar com o sacrário, os castiçais de talha dourada e a imagem de S. João Batista, integrada num retábulo de madeira dourada. A sacristia, contígua à qual foi construída uma sala de reuniões, é servida por uma pequena passagem que comunica com a rua.
Como referenciar: Capela de S. João Baptista in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 14:51:47]. Disponível na Internet: