Capela do antigo Paço Real de Salvaterra de Magos

O exterior da Capela do Antigo Paço Real é simples e austero, contrastando vivamente com a elegante decoração interna e os equilibrados volumes arquitetónicos estruturais.
A capela-mor é coberta por abóbada de berço repousando sobre um entablamento, assente em colunas da ordem toscana. O retábulo-mor é uma composição em talha dourada do barroco setecentista, ornamentado com estátuas em madeira do mesmo período. Possui ainda uma belíssima e expressiva Piétà quinhentista, repintada posteriormente no período barroco, escultura que poderá ser obra de um atelier espanhol.
O duplo abobadamento central da capela é decorado por ornamentados frescos que se estendem até ao topo da cúpula, obra que terá sido pintada em 1681 por Francisco Ferreira de Araújo. A figuração principal é composta por uma cartela central que deixa ver um conjunto de anjos.
No interior da capela expõem-se dois ex-votos, interessantes pela informação iconográfica revelada. O primeiro é datado de 1746 e relata o milagre da cura de uma filha de Francisco Xavier Pinto, notando-se no seu cenário uma parte do antigo Paço Real de Salvaterra de Magos. O outro ex-voto é mais recente, data de 1862 e mostra uma perspetiva de Benavente com a antiga igreja paroquial, arruinada pelo terramoto de 1909.
Como referenciar: Capela do antigo Paço Real de Salvaterra de Magos in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-27 06:33:19]. Disponível na Internet: