capitalização bolsista

O conceito de capitalização bolsista está ligado ao funcionamento das bolsas de Valores, designadamente no que concerne ao mercado de ações de empresas. Assim, este conceito só faz sentido quando aplicado a Bolsas de Valores, empresas com o capital dividido em ações (sociedades anónimas) e às próprias ações, quando analisadas isoladamente.
As Bolsas de Valores correspondem a mercados públicos e especializados onde são transacionados títulos ou valores mobiliários, designadamente ações de empresas (mas também outros, como, por exemplo, as obrigações).
Genericamente, o conceito de capitalização bolsista traduz o valor de um título ou conjunto de títulos que resulta das cotações correspondentes em Bolsa num determinado momento. Essas cotações resultam por sua vez da relação que se estabelece entre a oferta e a procura dos títulos em causa. Assim, a capitalização bolsista corresponde ao valor monetário que é necessário despender num determinado momento para adquirir um título ou conjunto de títulos cotados em Bolsa. O conceito de capitalização bolsista pode assim ser visto sob três perspetivas diferentes: capitalização bolsista de uma Bolsa de Valores (mercado como um todo); capitalização bolsista de uma empresa cotada; capitalização bolsista de uma ação vista isoladamente.
A capitalização bolsista de uma Bolsa de Valores corresponde à soma das cotações dos títulos nela cotados num determinado momento. A comparação de várias capitalizações bolsistas deste tipo em diferentes momentos permite avaliar a tendência de evolução do mercado em causa como um todo ou por setores. Este indicador é usado designadamente para a comparação entre as diferentes bolsas de Valores.
A capitalização bolsista de uma empresa corresponde ao valor do produto entre o número de ações dessa empresa que estão a ser cotadas e o valor dessa cotação num determinado momento. Nesta aceção, a capitalização bolsista é uma avaliação do valor da empresa, traduzindo o valor que seria necessário despender para adquirir todo o capital dessa empresa num determinado momento. No entanto, a avaliação de empresas através deste conceito deve levar em conta as cotações médias, na medida em que a cotação num determinado momento pode estar influenciada por fatores excecionais.
A capitalização bolsista de uma ação corresponde exatamente ao valor da cotação dessa ação num determinado momento, resultado do funcionamento do mercado.

Como referenciar: capitalização bolsista in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-01-20 10:49:15]. Disponível na Internet: